segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pula-pula no mundo do Marketing Multinível




Pula-pula no mundo do Marketing Multinível

Recebi aqui, em minha caixa de mensagens, um e-mail de um conhecido integrante de nossa rede, convidando-me para adentrar uma nova (ou com nova roupagem) empresa de Marketing Multinível.
De novo?! Uma boa proposta, mas...já passei dessa fase. Não sou "profissional de pula-pula", sou Profissional de Marketing e já ando meio cansado de tanta aliciação.
O Clubmaxi está melhor do que nunca, indo de vento em popa, cada vez mais sólido, já que foi construído de maneira responsável e competente e cresce a olhos vistos, com incríveis possibilidades para o futuro. Não é hora de mudar de arena.
Fulano foi para tal empresa? E daí? O crescimento que você obtém depende dele ou de seu próprio esforço? Saibam os novatos em Marketing Multinível que, seja qual a for a empresa em que você estiver, seu sucesso sempre dependerá precipuamente de você mesmo(a). Você é orientado no início, mas deve aprender a andar por sua próprias pernas e compreender o mecanismo do Marketing Multinível. A presença de fulano nunca será garantia de sucesso para você. Pessoas vêm e vão. O pior risco para as marias-vai-com-as-outras é seguir o ego alheio. Não faça assim.
Você já fez uma análise clínica de sua empresa atual? Você conhece o poder de sua empresa? Ela é estável ou novata? Possui momentum infinito, isto é, ela foi projetada para crescer e se manter por muito tempo? Possui bons produtos e serviços? Os produtos são fortes? Possui sistemas de apoio, tais quais suporte, treinamentos, eventos, logística, plano de expansão internacional? Possui um bom Plano de Compensação? Como são os donos e responsáveis? Não vá pela aparência e pelo imediatismo. Dê valor ao que você e sua empresa construíram.
"Não estou conseguindo patrocinar novos afiliados", alguém diz. Será que a culpa por isso é da empresa? Se outras pessoas estão dando certo, por que você não está? Será que em outra empresa a afiliação será mais fácil? Sempre vai ter a "empresa mais fácil". Toda semana aparecem novos convites para empresas que prometem facilitar a tarefa de trazer novas pessoas para a rede. Mas o cerne do Marketing Multinível, seja qual empresa for, é o relacionamento. Você precisa aprender a se relacionar e em profusão. É aqui que o MMN faz a sua mágica de tornar as pessoas melhores: o relacionamento com o próximo. Trata-se de garimpar pérolas entre pedregulhos. É um trabalho contínuo. A questão sempre serão as pessoas. Ser Profissional de Marketing é ser profissional em contactar pessoas. E isso não é nenhum bicho de sete cabeças. É nossa missão no mundo. É só começar e repetir.
Outro ponto a considerar são os benefícios que as empresas oferecem. A concorrência ataca e oscila constantemente. Perceba, no entanto, que nenhuma empresa de Marketing Multinível é um monólito imutável. Elas crescem e refletem os desejos de seus afiliados e, também, estão atentas à concorrência. Além disso, se seu candidato não possuir um mínimo espírito empreendedor, não vai adiantar qualquer vantagem que lhe ofereça.
Mas afinal, em quem acreditar em épocas de dúvidas, aliciações e fofocas (e como tem fofoca nessas horas)? A resposta é "em você mesmo". Porém, você terá que se auto-capacitar a ter sua própria opinião. Isso será feito através da observação dos fatos e através do conhecimento de sua própria empresa. Através deles, você deve fazer emergir o motivo que está te levando a desejar mudanças ou a criar raízes em sua atual empresa. Esforce-se em compor sua própria opinião e análise dos fatos.
Mas esteja ciente que profissionais que ficam pulando entre empresas acabam por ter sua credibilidade afetada, seja você um líder, seja um iniciante. Neste último caso, seus amigos lhe dirão "lá vem ele com outra empresa de MMN".
O "líder pula-pula" é mais danoso, ainda mais quando ele se torna um ícone da empresa, uma mini-celebridade. Quanto mais poderes, mais responsabilidades (especialmente éticas). Imagine que seu líder chegue para você: "estou indo para outra empresa". Se você não tiver bases fortes, você desmorona. Tanto esforço, tanta credulidade no negócio...por que será que ele está saindo? Será que o negócio não presta? Será que estou bancando o bobo? Vou ter que recomeçar tudo de novo? As ovelhas (carneiros) se dispersam. Por isso que se deve procurar não ser um carneirinho. Siga o farol, mas tenha sua própria lanterna.
Há no Brasil essa crença de que ficar pulando de empresa em empresa trará o almejado sucesso um dia. Mas já não é mais época de pula-pula no Marketing Multinível no Brasil. É época de autocrítica e análise dos verdadeiros motivos que impedem nosso sucesso em MMN. Frequentemente são motivos internos, mascarados pela fuga externa que se manifesta também através da mudança de empresa. Antes de justificar por que você está adentrando a "nova empresa de Marketing de Rede da semana", justifique-se por que está deixando sua atual empresa. E seja sincero consigo mesmo.
Não podemos censurar ninguém por suas escolhas. Estamos em uma democracia. Mas procure compreender o mundo do Marketing Multinível. Procure se tornar profissional de marketing, "não profissional em pula-pula".

Nenhum comentário: